>> ENTENDA A NOSSA CURADORIA > CAUSA 1

image

Se você está acompanhando o Instagram da @nossanova, viu que começamos a apresentar as marcas incríveis que compõem a #NossaRede.

Todas estão alinhadas com nossos critérios de curadoria, que se baseiam em duas causas principais: o Respeito à Natureza e o Impacto Social Positivo. <3

Cada causa se relaciona com diversas formas de atuação, então para explicarmos melhor os benefícios que nossas marcas trazem para a sociedade e o meio ambiente, elencamos dez práticas (5 para cada causa) que especificam suas formas de atuação.

Nesse post vamos falar sobre as práticas relacionadas à causa do Respeito à Natureza, e quais marcas estão em sintonia com elas:

// +Biodegradável -> Vivemos um grande problema ambiental por conta de despejos químicos nas vias pluviais, mares e solo; assim como o acúmulo de lixo que vai demorar centenas de anos para se decompor.

Ouvindo esse chamado por um planeta mais limpo; a Bhava e a Elemento Mineral desenvolvem cosméticos naturais com propriedades nutritivas, sem a presença de parabenos, sulfatos, petrolatos, corantes sintéticos, silicones, triclosan e fragrâncias artificiais. É possível utilizar os sabonetes e shampoos das marcas até em uma cachoeira!

Já a Bright Side Candles opta pela utilização da cera vegetal em suas velas, evitando o uso da parafina, um derivado do petróleo, que emite substâncias nocivas em sua queima. A marca também utiliza fragrâncias não-sintéticas em suas velas, derivadas de óleos essenciais.

A Miti Shoes opta por desenvolver seu sapatos com couro animal, curtido sem a necessidade de cromo - elemento químico que representa a parte mais poluente da fabricação desse material. E os maiôs e biquínis da Sunnie, são elaborados com uma poliamida que se decompõe 16 vezes mais rapidamente em um aterro sanitário, em comparação à poliamida convencional.

// Orgânico -> O uso de ingredientes e tecidos com certificado orgânico também é uma medida fundamental para evitarmos a contaminação dos solos e água, e protegermos a biodiversidade das sementes de algodão, assim como outras plantas utilizadas pela indústria.

No segmento têxtil, a  Brisa Slowfashion, a Puro Sereno e a Mestizodesenvolvem roupas feitas 100% de algodão orgânico, e a Movin utiliza a viscose de bambu orgânico. Já a Bergamia e a Almaya, utilizam ingredientes orgânicos certificados na composição de seus cosméticos como o extrato de camomila, e o óleo essencial de lavanda, respectivamente.

// Respeito aos Animais -> A ampliação da consciência ecológica também está relacionada à aumentarmos nossa empatia sobre todos os seres vivos, e apoiarmos a evolução de uma indústria que respeite a integridade dos animais. Em nossa rede, a Face It Natural desenvolve batons que utilizam apenas ingredientes de origem natural, e não foram testados em animais.

A marca possui a certificação Cruelty Free e é uma verdadeira militante da causa - assim como a Maddu, que fabrica bolsas que até parecem ser de couro, mas são feitas de lona ou material sintético, com acabamento de alta qualidade.

// Upcycling -> Quando pensamos nos R’s da sustentabilidade, podemos associar o “Reuse” ao Upcycling. Mas a técnica se refere a um processo que vai além da customização, que visa dar uma cara nova a uma camiseta, por exemplo, com broches e patches.

O Upcycling faz o material que seria descartado “subir de ciclo”, ao atribuir a ele uma nova forma, significado e muitas vezes, uma nova função. Esse é o caso das madeiras de demolição resgatadas pela Xixová, que antes faziam parte de telhados e construções e agora se transformam em acessórios lindos, e pela Preza, especialista em produzir óculos de madeira cheios de significado.

// Reciclado -> Na busca por uma maior circularidade de recursos, estender a vida útil dos produtos já existentes é uma etapa essencial, como já citamos no Upcycling, e a reciclagem vem na etapa seguinte, como uma aliada muito importante na ressignificação de materiais e tecidos.

A Schopf Papier produz itens de papelaria lindos com papel 100% reciclado em processo artesanal. A Mudha desenvolve peças de roupa com tecido de algodão reciclado (desfibrado e tornado em fio novamente) e fio de PET reciclado, a Kirra aposta nas peças com 50% de fio de pet reciclado, e a BeBasics apresenta peças que unem 66% de pet reciclado + 34% algodão reciclado.

Curtiu conhecer mais as possibilidades de atuação, de acordo com nossas 5 práticas de Respeito à Natureza?

Até o próximo post, com mais 5 práticas e várias marcas legais!